Nessa você pode CONFIAR!

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

A História do Relógio de Ponto II


A História do Relógio de Ponto II – Tipos de Relógio de Ponto
Inventado por Sr. Williard Bundy em 1888, o relógio de ponto veio diminuir a necessidade do empregador de analisar o tempo trabalhado por seus funcionários. Embora tenha sido concebido para facilitar os procedimentos e controlar os empregados, o relógio de ponto também teve seu lado proveitoso para o trabalhador. Muitos chefes, ainda no início do século XX, não cumpriam as leis que regulavam as horas máximas de operação por dia e outras condições que protegiam o trabalhador. O relógio de ponto realizava esse controle, valendo no pagamento o valor real de horas trabalhadas.
Hoje, os modernos relógios de ponto são diferentes dos antigos relógios de ponto manuais. O velho relógio de ponto de cartão mecânico não está mais no mercado, mas unicamente como curiosidade ou peça de museu. Hoje, até os relógios de ponto que utilizam cartões são eletrônicos. Todos os relógios à venda no mercado são alimentados eletricamente ou com cargas recarregáveis e possuem relógios de quartzo de precisão. Nos que usam cartões, os apontamentos são feitos por impressão matricial. Outros relógios utilizam cartões magnéticos possuindo os dados de identificação do operário.
A mais recente evolução no mercado, os relógios biométricos, utilizam características físicas do operário, por exemplo a impressão digital, de forma a reconhecer e marcar a chegada e saída de cada operário. Os relógios de ponto biométricos usam de naturezas biológicas para caracterização e controle de acesso de indivíduos. O modo mais comum é o que usa a impressão digital para registrar a entrada e saída de trabalhadores. Esse tipo de relógio impede que um operário marque entrada ou saída como se fosse de outro operário. Não é preciso cartão, digitação de senhas ou matrículas, e pode ser utilizado até para administração de acesso de outras pessoas. A utilização de impressão digital e uma “senha” fortemente pessoal e intransferível, que controla de forma muito eficaz as fraudes e erros.

Todos esses novos relógios de ponto conseguem registrar horas de trabalho na mesma altura em que realizam o controle de acesso. Além de permitirem o reconhecimento de cada trabalhador, os relógios também podem ser projetados para impossibilitar acessos ou para manifestar sinais e alarmes. Os relógios de ponto digitais são, antes de tudo, bases de informações que se falam com outros PC’s da empresa, permitindo agilidade e precisão na publicação de folhas de pagamento. Com o sistema de relógio de ponto adequado, o relógio consegue ser configurado facilmente executando várias operações, obedecendo a necessidade do patrão e do tipo de relógio instalado.

Entre os muitos modelos de relógio de ponto eletrônico à venda, alguns não necessitam de PC ligado, registrando e guardando as informações em cartucho de memória. Alguns podem ser ligados via cabo, funcionando online, off-line e ainda com a opção real time em que as informações marcadas são imediatamente transmitidas e armazenadas nos PC’s da companhia. Muitos desses relógios também integram a capacidade de assinalar falta de energia ou máximos de memória. Alguns integram capacidades extras tais como horário de verão automático e envio de mensagem a operários.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário