A História do Relógio de Ponto - Por que Utilizamos Hoje?
Presente
no dia-a-dia de muitos brasileiros, conheça a história do relógio de ponto:
A
tecnologia está em constante evolução. Nos últimos 50 anos, tivemos grandes
saltos em todos os segmentos graças à computação. Com estes avanços,
algumas práticas deixam de existir e outras são inovadas, como o processo de controle
de ponto. E hoje vamos contar a história do relógio de ponto até os dias
atuais.
A origem
do relógio de ponto:
O relógio
de ponto foi inventado por um joalheiro americano chamado Willard Le
Grand Bundy, em 1888. O que antes precisava de um funcionário exclusivamente para anotar as saídas e entradas, agora tinha uma
máquina eficiente para isso.
E não é
raro as vezes que a tecnologia substitui o trabalho realizado por um
funcionário. Cabe a cada um sempre buscar novos conhecimentos e se manter
atualizado. Imagine como foi para esse funcionário ao ver o relógio de ponto
tomar o seu lugar.
A
ideia de Willard se popularizou, e junto ao seu irmão fundaram a Bundy Manufacturing Company e
continuaram a aprimorar seu aparelho. Sua empresa logo se tornou multinacional
com sede em diversos países.
Em 1924
sua companhia foi renomeada para International Business Machines,
como conhecemos hoje a IBM.
No Brasil
– entrada da jornada trabalhista:
O relógio
de ponto foi inserido no Brasil na década de 30, junto à Consolidação das Leis Trabalhistas
(CLT) instaurada na era Vargas, regulamentando a jornada de trabalho. Logo, as
empresas brasileiras começaram a utilizar os relógios de ponto mecânicos.
Você pode
conferir que nestes 73 anos a CLT passou por diversas modificações e desafios.
Porém o relógio de ponto continua sendo empregado amplamente nas empresas do
país.
História
do Relógio de Ponto – sua evolução:
Os avanços
tecnológicos foram marcantes nos anos 90, e como tudo, os relógios de ponto
foram se aprimorando. O que antes era somente marcado através do caderno de
ponto com uma caneta, hoje contamos com modelos de relógios que marcam
através de cartão magnético e biometria.
A evolução dos relógios
de ponto não foi só tecnológica, como também cultural. Uma pesquisa realizada
pela ABREP – Associação Brasileira das Empresas Fabricantes de
Equipamentos de Registro Eletrônico de Ponto, revela que 60% dos funcionários
alegaram se sentir mais protegidos, e houve uma queda de 28 % no questionamento
sobre as horas extras.
A
utilização do relógio de ponto eletrônico, como indica a pesquisa, mostra que a
confiança no quesito Empresa x
Funcionário melhorou 59%.
Conclusão:
Agora você
conhece a história de algo que está presente no dia de muitos trabalhadores
brasileiros, e talvez no seu também. A sua empresa já utiliza uma solução para
marcar o ponto? Se precisar, pode contar
conosco!
Fonte:
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