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segunda-feira, 24 de setembro de 2018

A História do Relógio de Ponto


A História do Relógio de Ponto - Por que Utilizamos Hoje?
Presente no dia-a-dia de muitos brasileiros, conheça a história do relógio de ponto:
A tecnologia está em constante evolução. Nos últimos 50 anos, tivemos grandes saltos em todos os segmentos graças à computação. Com estes avanços, algumas práticas deixam de existir e outras são inovadas, como o processo de controle de ponto. E hoje vamos contar a história do relógio de ponto até os dias atuais.
A origem do relógio de ponto:
O relógio de ponto foi inventado por um joalheiro americano chamado Willard Le Grand Bundy, em 1888. O que antes precisava de um funcionário exclusivamente para anotar as saídas e entradas, agora tinha uma máquina eficiente para isso.
E não é raro as vezes que a tecnologia substitui o trabalho realizado por um funcionário. Cabe a cada um sempre buscar novos conhecimentos e se manter atualizado. Imagine como foi para esse funcionário ao ver o relógio de ponto tomar o seu lugar.
A ideia de Willard se popularizou, e junto ao seu irmão fundaram a Bundy Manufacturing Company e continuaram a aprimorar seu aparelho. Sua empresa logo se tornou multinacional com sede em diversos países.
Em 1924 sua companhia foi renomeada para International Business Machines, como conhecemos hoje a IBM.
No Brasil – entrada da jornada trabalhista:
O relógio de ponto foi inserido no Brasil na década de 30, junto à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) instaurada na era Vargas, regulamentando a jornada de trabalho. Logo, as empresas brasileiras começaram a utilizar os relógios de ponto mecânicos.
Você pode conferir que nestes 73 anos a CLT passou por diversas modificações e desafios. Porém o relógio de ponto continua sendo empregado amplamente nas empresas do país.
História do Relógio de Ponto – sua evolução:
Os avanços tecnológicos foram marcantes nos anos 90, e como tudo, os relógios de ponto foram se aprimorando. O que antes era somente marcado através do caderno de ponto com uma caneta, hoje contamos com modelos de relógios que marcam através de cartão magnético e biometria.
A evolução dos relógios de ponto não foi só tecnológica, como também cultural. Uma pesquisa realizada pela ABREP – Associação Brasileira das Empresas Fabricantes de Equipamentos de Registro Eletrônico de Ponto, revela que 60% dos funcionários alegaram se sentir mais protegidos, e houve uma queda de 28 % no questionamento sobre as horas extras.
A utilização do relógio de ponto eletrônico, como indica a pesquisa, mostra que a confiança no quesito Empresa x Funcionário melhorou 59%.
Conclusão:
Agora você conhece a história de algo que está presente no dia de muitos trabalhadores brasileiros, e talvez no seu também. A sua empresa já utiliza uma solução para marcar o ponto? Se precisar, pode contar conosco!
Fonte:

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