Nessa você pode CONFIAR!

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Relógio de Ponto Biométrico. Por que Usar em Sua Empresa?


Relógio de Ponto Biométrico. Por que Usar em Sua Empresa?

O relógio de ponto biométrico é um equipamento que realiza a validação de identidade através do uso de tecnologia biométrica. A biometria consiste em se utilizar tecnologia para se realizar o reconhecimento de um indivíduo específico através de seus atributos físicos. Existem múltiplos tipos de relógio de ponto biométrico, desde equipamentos que fazem reconhecimento de retina até reconhecimento facial, mas o mais utilizado deles é o de autenticação de impressão digital. Um dispositivo de uso simples e rápido, mas também seguro e eficiente, tudo que é mais valorizado em controle de ponto.

Seja qual for o tamanho da empresa, uma coisa é certa: ela precisa fazer um controle de jornada de trabalho efetivo de seus funcionários. No momento em que você busca uma solução, muitas coisas são envolvidas como: a segurança jurídica da empresa e dos colaboradores, o custo por funcionário, o tempo e os recursos físicos e humanos envolvidos neste processo, a efetiva disponibilidade da solução e por aí vai. Para evitar tornar esse controle dispendioso e uma porta de entrada para complicações dentro do seu negócio, é preciso administrar o controle de ponto da melhor forma possível e tornar esse processo mais eficaz.

Solução do Relógio de Ponto:

É aí que entra em cena o registrador eletrônico de ponto (REP). Ele recebe e guarda as marcações de ponto, tornando todo o processo mais seguro, confiável e diminuindo as tarefas operacionais. Você já parou para pensar no número de atividades ligadas ao controle de jornada de seus colaboradores? Quando essa gestão é feita manualmente, o número de tarefas tende a ser realmente muito grande. É preciso conferir cada marcação feita no livro ou cartão de ponto, calcular atrasos, horas extras, afastamentos, banco de horas para o fechamento da folha de pagamento e resolver possíveis problemas. São tantas atividades que o seu departamento pessoal fica sobrecarregado e perde muito tempo com essas responsabilidades.

Já com o relógio de ponto tudo é diferente. As marcações são sincronizadas em tempo real entre o software e o equipamento. Dessa forma, cada administrador cadastrado poderá acessar a plataforma conseguindo conferir e validar as marcações em menos tempo e de forma mais eficaz. Com o controle de ponto eletrônico seu RH pode focar em atividades estratégicas e se tornar um departamento mais produtivo para o negócio.

Mas essas vantagens são comuns a todos os relógios de ponto digital, então quais são as vantagens que um relógio de ponto biométrico realmente tem sobre os demais? Vamos discutir algumas a seguir.

Biometria Evita Fraudes:

Imagine que um funcionário decida marcar o ponto no lugar de um colega. Enquanto no registro consta que o colaborador compareceu ao posto de trabalho, na verdade ele se ausentou de suas funções nesse dia. Mesmo outros sistemas de controle de ponto se encontram suscetíveis a tal vulnerabilidade: senhas podem ser emprestadas, assim como cartões de ponto. Pode ser muito difícil para os gestores acompanharem essas tentativas de fraude e preveni-las, algo que onera as despesas da folha de pagamento e, sem esquecer, de outros enganos que também são frequentes como: registros incorretos, faltas não lançadas, horários registrados não fidedignos à realidade, etc.

Não existem tais problemas com o registro de ponto biométrico. Não há registro de duas impressões digitais iguais e tentar burlar o leitor com uma falsificação é de imensa dificuldade. Assim, o sistema garante que a pessoa marcando o ponto seja de fato aquela para qual ele está registrado, o que, portanto, garante maior integridade e confiabilidade ao processo de controle de ponto como um todo.

Traz Maior Segurança Jurídica às Empresas:

O que acontece se um colaborador contestar as horas extras pagas pela sua empresa? Em juízo serão solicitados os comprovantes da marcação de ponto desse funcionário. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que as marcações manuais têm pouca valia jurídica. Como essas marcações podem ser facilmente rasuradas e até escritas em data posterior ao acontecimento, a Justiça do Trabalho tende a questionar a credibilidade das informações. Com algumas testemunhas, o colaborador poderia facilmente ganhar a causa e receber as horas extraordinárias indevidas.

Já no caso da marcação biométrica, o empregador ganha maior segurança jurídica. O sistema gera um arquivo inviolável, o AFD (Arquivo de Fonte de Dados) que está totalmente de acordo com a Portaria 1.510/09 do Ministério do Trabalho. Deste modo, é mais fácil comprovar a jornada de trabalho de cada colaborador e reverter qualquer decisão judicial contrária à empresa. Além disso, a biometria confere maior confiabilidade aos resultados do sistema, pois confirma que de fato os pontos foram marcados pelo indivíduo em questão e não por outra pessoa.

Economiza Recursos:

Ao contrário de boa parte dos relógios que necessitam de cartões de ponto, tudo que o relógio biométrico precisa é da pessoa e do equipamento. Isso elimina gastos extras de insumos como cartões, carimbos e com a substituição na possível perda ou quebra dos mesmos. Além disso, registro biométrico elimina a necessidade de se dispender recursos para gerir e monitorar tais itens.

Além do mais, com a implantação do controle de jornada eletrônico os ganhos financeiros não ficam para trás. Esses ganhos podem ser vistos na economia gerada pela solução completa de software e relógio eletrônico, as quais representam até 5% da folha de pagamento da maioria das empresas, tudo em função tanto dos benefícios do emprego de um relógio de ponto como do uso de biometria.

Maior Praticidade:

O controlador de ponto biométrico torna o processo de controle de ponto mais prático. Por um lado, os colaboradores não precisam se preocupar em carregar cartões magnéticos ou se lembrar de senhas. Muito menos eles têm que se preocupar em não as perder ou esquecê-las, o que também evita dor de cabeça para os gestores quando tais coisas ocorrem. Por outro lado, o processo de cadastro e exclusão de pessoas do sistema também fica muito mais rápido. Não é necessário atribuir ou recuperar um cartão de ponto, nem exigir que a pessoa elabore uma senha que da qual não poderá se esquecer. Tudo que é necessário é acesso ao sistema, uma impressão digital e pronto. O cadastro é rápido, sem equipamentos extras e exige zero esforço do colaborador.

Evita Erros:

O uso da biometria evita certos erros que apesar de comuns podem causar muita dor de cabeça. Entre eles temos: necessidade de se alterar registros de ponto em função da perda de uma senha ou cartão de ponto (no caso do colaborador estar presente para o serviço, mas sem o necessário para bater o ponto), impede que um usuário seja cadastrado duas vezes por acidente no sistema (já que a digital já é uma chave única para diferenciar o funcionário, o que não ocorre em sistemas com cartões e senhas).

Aproveite para conhecer a solução da Control ID em administração de ponto e controle de jornada biométrico. Conheça melhor o nosso sistema e profissionalize de vez as suas rotinas de gerenciamento de funcionários.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário